terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sobre o Carnaval...

Recebi da Juliana Sardinha via Twitter a indicação de um texto que traduz exatamente o que sinto sobre o Carnaval. Vou postar e sugiro que visitem o blog da Juliana Cunha a autora.


Estado de sítio

Especial carnaval, quarto dia

Eu poderia dizer que a única coisa boa no carnaval é o fato de ser feriado, mas, enquanto escrevia a frase, lembrei que não é feriado, é estado de sítio. Porque, se fosse feriado, eu poderia me locomover pela cidade sem ser parada por trinta barricadas durante o percurso, a quantidade de ladrões não teria quadruplicado do dia para a noite, a cidade não sofreria uma crise de abastecimento de água mineral, eu não precisaria escolher aonde ir tendo em vista que 90% dos bairros que freqüento são locais de confronto e a locadora não cometeria o despautério de cobrar preços especiais.

A visão mais respeitosa que posso ter sobre as pessoas que gostam do carnaval é que elas são seguidoras de uma religião. Uma religião com ritos bizarros e que não faz o menor sentido para mim. Ok. Mas uma religião tem direito de parar a cidade por seis dias, impondo prisão domiciliar para os membros de todas as outras religiões? Imagine se, durante o natal, todo mundo que não fosse cristão fosse obrigado a ficar trancado em casa. O natal dura apenas um dia, mas aposto que se os cristãos impusessem o trancafiamento dos hereges eles seriam justamente acusados de intolerância religiosa. Porque é simples: mesmo sendo uma religião majoritária, ninguém tem direito de inviabilizar a vida dos outros, muito menos a vida de uma capital durante seis dias. E olha que estou partindo do pressuposto de que os adeptos do carnaval são maioria, coisa que não estou nem um pouco convencida. Se fizessem um plebiscito na cidade votando a permanência do carnaval, não me surpreenderia nem um pouco se a população dissesse que não quer viver esse estado de sítio toda merda de todo ano. Mas é claro que isso nunca será votado. Porque religião dominante não é aquela que tem mais fieis: é aquela que cala os hereges com mais eficiência.

******************

É ou não é???

5 Comentários:

Edna Federico disse...

Hum, mais ou menos...
Acredito que para quem realmente não gosta dessa folia, o pensamento seja esse...ou talvez para quem more num lugar aonde os turistas lotam tudo! riso
Mas, por exemplo, eu não viajei e aqui em SP se aproveita muito nesses dias...não há filas, o trânsito melhora e eu encontro "N" outras opções para me divertir que não são ligadas ao carnaval.
Acho que tudo é uma questão de ponto de vista.
Beijo

Marlene Maravilha disse...

Eu estou totalmente de acordo com o texto.
Ainda bem que nao estou no Brasil e aqui,na Alemanha, o carnaval nao existe, só o nome e um caminhao enfeitado de bolas e papéis coloridos, sem ninguem dentro, que passa distribuindo balas se tiver alguém presenciando nas ruas. rsrsrsrs
No meu blog tenho um post que faz bem. Aguardo-te lá.
beijo grande e um dia cheio da graca!

Unknown disse...

Religião eu sei o que é e não gosto.
Carnaval também sei o que é mas não sinto absolutamente nada!

Anônimo disse...

Eu adoro carnaval, mas concordo quando dizes que é um estado de sitio para alguns. O Brasil pára durante alguns dias para brincar, descansar, se alienar do mundo que continua girando. Cinco ou seis dias é um exagero, mas é uma época que pode ser bem aproveitada de outras formas que não a momesma, a do folião.

Particularmente, apesar de adorar essa época de folia, esse ano eu tirei para dormir, descansar e cuidar do maridão. Saimos, olhamos o bloco passar e voltamos para sossego do nosso lar. Não gosto do tumulto das ruas, gosto apenas de viajar, ter ares diferentes, ver gente diferente...

beijos Mamma

bete p.silva disse...

Será? Não é porque eu deteste o carnaval que eu vou advogar o fim dele.

O filósofo e teólogo Mario Sergio Cortella dizia que feliz é o país que tira quatro dias pra brincar.

Postar um comentário

Comentários Recentes

Postagens Recentes

Amigos no Twitter


Blogging Blogs - Blog Catalog Blog Directory   Subscreva-se em Bloglines   Add to Technorati Favorites   Add to Google Reader or Homepage   Adicionar aos Favoritos BlogBlogs   Join My Community at MyBloglog!   Pingar o BlogBlogs   Divulgue seu blog!   DigNow.net  

     **MamaNunes Templates** >     **Politica de Privacidade**

Voltar ao TOPO