segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Leon Tolstoi responde...


Esta passagem extraída de uma carta particular mostra como Tolstoi respondia a algumas críticas quanto à sua espiritualidade, ao final de sua vida:


"E quanto a você, Lev Nikolayevitch, você prega muito, bem, mas faz aquilo que prega? Esta é a mais natural das perguntas, uma que sempre me é feita. Normalmente, é feita de maneira vitoriosa, como se fosse uma forma de calar minha boca. "Você prega, mas como vive?" E respondo que não prego, que não sou capaz de pregar, ainda que deseje apaixonadamente fazê-lo. Posso pregar apenas através de minhas ações, e minhas ações são vis (..) E respondo que sou culpado, e vil, e digno de receber críticas por meu fracasso em cumprí-las.
Ao mesmo tempo, sem ter o propósito de me justificar, mas já simplesmente visando explicar minha falta de consistência, digo: olhe para a minha vida atual e para minha vida passada, e você verá que não tento defendê-las. É verdade que não tenho cumprido a milésima parte deles[os preceitos cristãos], e me envergonho disto, mais deixei de cumpri-los não porque não quis, mas porque fui incapaz de fazê-lo. Ensine-me como não ser enredado pela tentação que me cerca, ajude-me, e eu cumprirei; mesmo sem ajuda, eu desejo e espero cumpri-los.
Ataque-me - eu mesmo faço isso -, mas ataque a mim, em vez de culpar o caminho que sigo e que indico a todos aqueles que me perguntam onde acho que esteja. Se conheço o caminho de casa e ando por ele embriagado, o caminho não deixa de ser certo simplesmente porque eu ando por ele cambaleante! Se não é o caminho correto, então mostre-me na senda da verdade, assim como eu mesmo estou disposto a ajudá-lo. Não me leve por caminhos errados, não fique feliz por eu me perder, não se rejubile dizendo: "Olhe para ele! Disse que estava indo para casa, mas está se arrastando para um pântano!" Não, não se regozije, mas dê-me seu apoio e sua ajuda"
Fonte: "Alma Sobrevivente" - Philip Yancey -

4 Comentários:

Alice disse...

... sou fã de Tolstoi, aquele cara não teve medo de assumir suas mazelas, de lutar e nunca conseguir ser o que queria , de assumir Cristo Vivo, e em sua vida cheia de altos e baixos (mais baixo do que altos) nos deixou um legado eterno de sabedoria. O cara era fera mesmo.

Marcia !! estou delirando com a pregação sobre eclesiastes.... to piradinha com o que ele diz , é demais !!! ADOREI!!!!

Obrigada de novo a vc e ao Marcio !!
1 Bi de beijos pra vcs.

Alice disse...

Marcia !! tem presentinho pra vc lá no Alice !! passa lá !!

beijossssssssssss

Son disse...

Gosto muito dos escritos de tolstoi.

Beijosss

Anônimo disse...

Bela mensagem e apelo.
Realmente todo o ensinamento está à nossa disposição.
Basta ter coragem e fé para segui-lo.
Gostei muito deste texto.
Obrigada.

beijos

Postar um comentário

Comentários Recentes

Postagens Recentes

Amigos no Twitter


Blogging Blogs - Blog Catalog Blog Directory   Subscreva-se em Bloglines   Add to Technorati Favorites   Add to Google Reader or Homepage   Adicionar aos Favoritos BlogBlogs   Join My Community at MyBloglog!   Pingar o BlogBlogs   Divulgue seu blog!   DigNow.net  

     **MamaNunes Templates** >     **Politica de Privacidade**

Voltar ao TOPO