Leon Tolstoi responde...
Esta passagem extraída de uma carta particular mostra como Tolstoi respondia a algumas críticas quanto à sua espiritualidade, ao final de sua vida:
"E quanto a você, Lev Nikolayevitch, você prega muito, bem, mas faz aquilo que prega? Esta é a mais natural das perguntas, uma que sempre me é feita. Normalmente, é feita de maneira vitoriosa, como se fosse uma forma de calar minha boca. "Você prega, mas como vive?" E respondo que não prego, que não sou capaz de pregar, ainda que deseje apaixonadamente fazê-lo. Posso pregar apenas através de minhas ações, e minhas ações são vis (..) E respondo que sou culpado, e vil, e digno de receber críticas por meu fracasso em cumprí-las.
Ao mesmo tempo, sem ter o propósito de me justificar, mas já simplesmente visando explicar minha falta de consistência, digo: olhe para a minha vida atual e para minha vida passada, e você verá que não tento defendê-las. É verdade que não tenho cumprido a milésima parte deles[os preceitos cristãos], e me envergonho disto, mais deixei de cumpri-los não porque não quis, mas porque fui incapaz de fazê-lo. Ensine-me como não ser enredado pela tentação que me cerca, ajude-me, e eu cumprirei; mesmo sem ajuda, eu desejo e espero cumpri-los.
Ataque-me - eu mesmo faço isso -, mas ataque a mim, em vez de culpar o caminho que sigo e que indico a todos aqueles que me perguntam onde acho que esteja. Se conheço o caminho de casa e ando por ele embriagado, o caminho não deixa de ser certo simplesmente porque eu ando por ele cambaleante! Se não é o caminho correto, então mostre-me na senda da verdade, assim como eu mesmo estou disposto a ajudá-lo. Não me leve por caminhos errados, não fique feliz por eu me perder, não se rejubile dizendo: "Olhe para ele! Disse que estava indo para casa, mas está se arrastando para um pântano!" Não, não se regozije, mas dê-me seu apoio e sua ajuda"
Fonte: "Alma Sobrevivente" - Philip Yancey -
... sou fã de Tolstoi, aquele cara não teve medo de assumir suas mazelas, de lutar e nunca conseguir ser o que queria , de assumir Cristo Vivo, e em sua vida cheia de altos e baixos (mais baixo do que altos) nos deixou um legado eterno de sabedoria. O cara era fera mesmo.
Marcia !! estou delirando com a pregação sobre eclesiastes.... to piradinha com o que ele diz , é demais !!! ADOREI!!!!
Obrigada de novo a vc e ao Marcio !!
1 Bi de beijos pra vcs.
Marcia !! tem presentinho pra vc lá no Alice !! passa lá !!
beijossssssssssss
Gosto muito dos escritos de tolstoi.
Beijosss
Bela mensagem e apelo.
Realmente todo o ensinamento está à nossa disposição.
Basta ter coragem e fé para segui-lo.
Gostei muito deste texto.
Obrigada.
beijos
Postar um comentário