sexta-feira, 24 de julho de 2009

Desempoeirando o Blog...

Há tempos não encontro tempo (rs) para escrever , ler, ou comentar nos blogs , mas hoje, uma sexta-feira chuvosa, li o texto maravilhoso do Ricardo Gondim e, como sempre, aqueci minha alma. Então, vou compartilha-lo.


Saber viver
Ricardo Gondim

Envelheço. Aos poucos vou me tornando antigo. Os cabelos alvejam, a pele afina, o olhar acalma. Sou noviço, mas quero ser o melhor aprendiz de uma nova fase de vida; fase em que as despedidas são numerosas e os encontros espaçam. Quando as saudades ganham força e as nostalgias, frequência.

Aprendo a encarar limites. Não me atrevo a algumas peripécias: subir em prancha de skate, brigar no trânsito, viajar pedindo carona, tomar banho de praia sem bloqueador solar, querer ser político.

Aprendo a ter calma. Conto os anos e percebo que na grande crise ambiental de 2060, não estarei por aqui. Mas não me afobo. Domei os ímpetos, reavaliei as empreitadas juvenis, agora vou sem pressa. Obrigo o relógio da alma a caminhar com lentidão. Destrincho os compromissos, sacudo as agendas e sacralizo o ócio. Presenteio-me com a irresponsabilidade. Consciente, procrastino.

Aprendo a ser sensível. No passado, engolia o choro, disfarçava a tristeza, fugia da melancolia. Fiz as pazes com as lágrimas. Falo sozinho. Aconselho-me com os botões. Esmurro o volante do automóvel, fecho as janelas e xingo. Soluço prantos sem lágrimas. Aprecio a liberdade de vertebrar angústias. Ajoelho-me aos pés da cama e silencio o sofrimento.

Aprendo a calar. Não retruco. Desprezo o direito de ter razão. Atrai-me brincar com argumentos. Só penso em poetizar lógicas. Desejo realçar a beleza. Apaixonado pela delicadeza do violino, apiedo-me de quem imagina conhecer toda a verdade. Música suave, na penumbra de uma sexta-feira chuvosa, me encanta – mais que palestra sobre como alcançar sucesso.

Aprendo a sorver o pólen da vida; a mergulhar em cavernas rochosas onde me escondia de mim mesmo; a acordar vagaroso para não espantar os sonhos que povoaram o sono, e me presentearam com viagens por mundos impossíveis.

Envelheço e não acho tão ruim; por enquanto, pelo menos.

Soli Deo Gloria


PS.: Há homens na terra que fazem toda a diferença...

Abraços e "inté" moçada!

2 Comentários:

Unknown disse...

Uma frase me chamou a atenção: "desprezar o direito de ter razão". Ai, ai estou exercitando, mas não tem sido nadica fácil!!! Tenho até orado!
Beijos mana, e lindo final de semana

Nayara disse...

Maninha vou orar pela sua saúde, viu?
Eu também não tenho plano de saúde desses que há por ai, mas por outro lado tenho um médico particular pra lá de sensacional, sem hora pra me atender, e de graça. Aqui em casa todos recorremos a ELE, até aqui nos tem ajudado. Jesus tem sido nosso médico, e nunca falhou. Se eu te contasse kkkk.
Quando demoras a postar sinto falta!
Xeros.

Postar um comentário

Comentários Recentes

Postagens Recentes

Amigos no Twitter


Blogging Blogs - Blog Catalog Blog Directory   Subscreva-se em Bloglines   Add to Technorati Favorites   Add to Google Reader or Homepage   Adicionar aos Favoritos BlogBlogs   Join My Community at MyBloglog!   Pingar o BlogBlogs   Divulgue seu blog!   DigNow.net  

     **MamaNunes Templates** >     **Politica de Privacidade**

Voltar ao TOPO