terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ubatuba, 18 de novembro de 2008



Quando eu tinha vinte e dois anos (na foto) eu pensei ser imortal. Já tinha sobrevivido as dores do abandono dos pais, ataques de pedófilos, violência doméstica, pobreza, desnutrição, discriminação, a igreja batista... Sobrevivi também à vida farta na casa da madrasta ciumenta, ao pai que depois de dez anos de abandono resolveu me acolher, me mandar pro Mackenzie e , dessa maneira, se livrar da culpa...não funcionou. Sobrevi à Higienópolis (bairro nobre de São Paulo).

Aos vinte e dois já tinha sobrevivo à rua, à cocaína, anfetamina, ao ácido lisérgico (LSD), maconha, e à overdose quase mortal de substancias injetáveis. Enfrentava com coragem a competição profissional o meio publicitário e, sem medo de nada, eu cantava e acariciava minha filha Lyra de um ano; era mulher de um Pedro baixista que me humilhou até que eu passasse por cima dele como um trator, como em tudo nessa vida. Eu tinha um Deus distante e próximo, me guardando o tempo todo da minha total falta de referência e juízo. Só uma coisa eu tinha e não perdi, mania de justiça e honestidade. Me juntei aos melhores sempre. Detestava e detesto o gueto, a sujeira e a feiura da vida. Procurei a arte e por ela, sobrevivi

Hoje, estou triste, já não sou imortal nem tão corajosa e enfrento com muita dificuldade as limitações dessa vida. Tento me enganar como posso e nutrir uma esperança cristã, mas sinto dores por todo o corpo. A fibromialgia, artrose e osteoporose me consomem e a inevitável morte me acena com um descaramento insuportável. Não tenho medo de morrer, mas apodrecer em vida é um castigo que ninguém merece. Discuto com Deus essa coisa de morrer. De alguma maneira sei que sou imortal, afinal creio na ressurreição, mas isso lááááa no mundo das ideias, da imaginação, porque não consigo imaginar eternidade, sou humana demais pra isso. Invejo os "espirituais".

Enfim, em dias assim elevo meus olhos aos céus e penso: esse dia vai passar, essa chuva vai passar, essa dor vai passar nem que eu morra para isso. Deus está no controle e que me perdoe por tanta reclamação.

...

9 Comentários:

neli araujo disse...

Márcia querida,

Você é linda! Me emocionou com tua história de vida tão parecida com a de muitos amigos queridos da minha adolescência...

Não sei bem o que te falar...só queria que recebesse meu carinho verdadeiro, e soubesse que sou solidária a ti.

Deixo aqui um versículo que já me trouxe muita esperança em tempos em que eu não conseguia ver nada de novo acontecendo na minha vida, linda!

"O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam." Amém!!!!!!!!!

Isaías 58:11

Uma beijoca carinhosa, e fica bem, linda!

Neli

PINTO/ROGERIO disse...

MÁRCIA. BOM DIA....

PENSEI EM TE FALAR ALGUMA COISA... MAIS A SIMPLICIDADE E VERDADE DAS SUAS PALAVRAS JÁ DIZEM TUDO...


MESMO ASSIM VOU OUSAR EM DIZER... NÃO HÁ SURPRESA PRA DEUS.... E VC JÁ É CONHECIDA DELE..... UM ABRAÇO


ROGÉRIO VILELA

ANGRA DOS REIS

Edna Federico disse...

Fiquei pensando no que escrever pra você, pois as palavras sempre me parecem poucas nessa hora.
Sabe o que é imortal em você?
A generosidade, a vontade de ajudar, sem cobrar nada, sem esperar nada...
Esses dias ficamos mais próximas, apesar da distância e somente serviu para reafirmar a afinidade que já sentia com você desde que comecei a entrar aqui.
Márcia, você é luz, sempre será vida, você sempre será imortal, porque faz a diferença...apesar de todas as dificuldades pelas quais já passou.
Saiba que tem aqui uma amiga, que te admira e que gosta muito de você.
Muito obrigada por tudo!
Se gostei?
Acho que isso responde...
Beijo

O Tempo Passa disse...

Nossa! Que vida cheia! Do bom e do mau!!! Obrigado por partilha-la conosco!!!
Fique triste, se quiser; com medo de morrer, se quiser; com inveja, se quiser; reclame, se quiser.
Ele te ouve, te ampara. A gente, de longe, se comove.
Um beijo

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Nossa, Márcia, que luta essa sua caminhada!
Fiquei a procurar a citação para saber de qual romance você tinha tirado essas palavras.
Até que a ficha caiu e vi que era do seu próprio coração, das páginas de sua vida.
Se você não for imortal, pelo menos já provou que é imatável!
Um grande beijo,
Roger

Anônimo disse...

Márcia, parabéns pelas vitórias. Você é sensível, mas não excessivamente delicada a ponto de sucumbir. Como diria o Lulu Santos, "a vida é mesmo assim: dia e noite, não e sim. E em palavras mais bonitas, Fernando Pessoa, nos versos que te deixo de presente:

NEM TUDO É DIAS DE SOL

Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe um paladar,
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E quando haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...

Fernando Pessoa

neli araujo disse...

Marcinha querida,

Vim saber como você está e vim deixar um carinho aqui!

Óleo desliza
Da cabeça ungida,
Inunda a vida!

Que o óleo de Jesus venha ungir a sua cabeça e inundar sua vida, sarando todas suas dores, linda!

Estou orando por voc~e!
beijinho,

Neli

Alice disse...

Marcinha,

vc sabe o quanto eu admiro sua força. Eu sei que vc sofre com tudo o que vive e vieu, e como sei, pq muitas coisas dessas eu tb vivi, mas vc é diferente, vc exala vida até qdo fala de morte. Vc é a expressão da força e da determinação de Deus agindo nos homens... eu tb me sinto cansada.. das lutas e das guerras contra tudo e todos que se opõe a nós, sejam dores ou seja o que for... é o cansaçõ que nos faz estar assim
Eu tb tenho refletido demais na morte, e ao contrário de vc, aos 19 anos pensei que ia morrer, e me preparei para isso. Mão morri, e aqui estou eu e minhas mazelas a sobreviver dia a dia.
Vamos juntas nessa Marcia !! e ainda que todos se levantem contra nós...ELE é maior e melhor !!

ti amo mana !!

to aqui do seu ladinho !!

grudadinha no seu coração.

lua prateada disse...

Bem amiga que dizer perante uma vida tão vivida...e na maior parte do tempo(sobretudo em criança)tão mal esse viver...
Passar por cima do marido OK se passaste é porque merecia, e sim grande mulher...
Por vezes pensamos que não vamos conseguir que é demais para nós ,mas sabes amiga,ELE diz que nunca nos dá um fardo maior que aquele que nós podemos suportar,então miga te peço confia n'ELE pois ELE tudo sabe...

Beijinho prateado com muito carinho-

SOL

Postar um comentário

Comentários Recentes

Postagens Recentes

Amigos no Twitter


Blogging Blogs - Blog Catalog Blog Directory   Subscreva-se em Bloglines   Add to Technorati Favorites   Add to Google Reader or Homepage   Adicionar aos Favoritos BlogBlogs   Join My Community at MyBloglog!   Pingar o BlogBlogs   Divulgue seu blog!   DigNow.net  

     **MamaNunes Templates** >     **Politica de Privacidade**

Voltar ao TOPO